terça-feira, 30 de agosto de 2011

Alien 3

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Alien 3 (‪Alien³‬, 1992)

Estreia oficial: 22 de maio de 1992
Estreia no Brasil: 31 de julho de 1992
IMDb



David Fincher é o diretor que assumiu o projeto desta terceira parte da série "Alien". Infelizmente, é o mais fraco dos episódios da saga. Dizem que houveram muitas discussões e opiniões de várias pessoas (o que nunca é um bom sinal) até que se conseguisse fechar o roteiro. O resultado é evidente na tela.

Com vários furos no roteiro, como o desaparecimento sem explicação de determinado personagem no fim do filme, ou o que é o pior pra mim: o fato do 'embrião' Alien (aquele que gruda no rosto das pessoas) não morrer depois que infecta a tenente Ripley (Sigourney Weaver), o que até então, nos filmes anteriores, era o padrão. Aliás, é este fato que dá origem à toda a narrativa. Portanto, a história toda foi feita em cima de uma 'forçada de barra'.

Para piorar, o tal embrião infecta um cachorro, dando origem a um Alien quadrúpede - na minha opinião, a pior ideia que poderiam ter tido! O tal Alien, obviamente é bem realizado, com ótimos efeitos especiais (terceira indicação ao Oscar de Efeitos Visuais dos filmes da saga), e seus movimentos realmente convencem. Ao mesmo tempo, dos filmes, é o mais sangrento, perdendo todo o ar de suspense psicológico que o primeiro tinha aos montes, e o segundo ainda manteve em menor grau.

Claro que Fincher confere dinamismo à narrativa, e o longa nunca torna-se aborrecido, já que seu bom ritmo faz com que o espectador fique atento ao que está prestes a acontecer. E o ar claustrofóbico que o diretor confere à narrativa também auxilia no tom de urgência presente em todo o filme.

Porém, furos no roteiro à parte, o ponto mais interessante aqui, é a composição da personagem Ripley. Agora, a tenente, mais amargurada, ganha uma maior complexidade em termos emocionais, tornando-se ainda melhor estruturada como personagem.

Enfim, "Alien 3" não se compara em qualidade aos seus antecessores, mas também possui suas qualidades, principalmente técnicas.


por Melissa Lipinski


Nenhum comentário: