quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Simplesmente Complicado

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Simplesmente Complicado (It's Complicated, 2009)

Estreia Oficial: 23 de dezembro de 2009
Estreia no Brasil: 26 de fevereiro de 2010
IMDb



"Simplesmente Complicado" é um filme simples, engraçado, mas principalmente, protagonizado por Meryl Streep.
E tudo que Meryl faz é 'simplesmente' ótimo (sim, sou fã incondicional!). Falar que ela é uma atriz espetacular já é bastante batido - ela é uma unanimidade. E, quando você vê um filme como este, em que transparece o prazer com que ela está ali atuando, se divertindo, fica ainda melhor para o público.

E o filme poderia se resumir a ela, pois no mais, lugares comuns, situações clichês, personagens estereotipados... tudo o que podemos encontrar no 'livro de receitas' das comédias românticas.

Mas a atuação de Meryl (sim, não canso de falar dela), e sua química com Alec Baldwin transforma "Simplesmente Complicado" em algo mais.

Aliás, é interessante notar que, num mesmo ano, Streep protagonizou duas personagens que cozinhavam - no mediano "Julie & Julia", ela interpretou brilhantemente Julia Child; e aqui, ela interpreta Jane, que quando não está no quarto com Alec Baldwin, é uma doceira de mão cheia.

Falando em Baldwin, ele interpreta Jake, o ex-marido de Jane, e que, após 10 anos de separação, durante a formatura de seu filho, voltam a se envolver e acabam se tornando amantes. Baldwin mais uma vez interpreta o personagem que faz muito bem desde que assumiu seu papel na série "30 Rock", de um mulherengo sem muitos escrúpulos - e faz isso de maneira bastante eficiente e engraçada.

Já Steve Martin pouco pode fazer como o arquiteto responsável pela reforma da casa de Jane e que acaba se interessando pela protagonista, já que é totalmente eclipsado por Streep e Baldwin, e não parece estar à vontade neste tipo de papel, que foge às macaquices que está acostumado a fazer.

E dentre os coadjuvantes, quem consegue se sobressair é John Krasinski (da série "The Office"), que interpreta o genro de Jane e Jake, e mostra - assim como na série - seu ótimo timing cômico.

Enfim, não fosse pelos atores, e alguns diálogos rápidos e inteligentes, o filme de Nancy Meyers seria apenas mais uma das suas comédias românticas bobinhas. E como disse no meu comentário sobre "Julie & Julia": ainda bem que temos Meryl Streep!


por Melissa Lipinski
--------------------------


Este filme rendeu boas risadas. Comédia romântica leve, para uma tarde chuvosa.
O filme é dirigido por Nancy Meyers. Ela começou produzindo e escrevendo roteiros desde 1980 como em "O Pai da Noiva" 1 e 2 e "Presente de Grego". A partir de 1998 começou a dirigir os filmes também, e já fez "Do que as Mulheres Gostam", "O Amor Não Tira Férias" e "Alguém Tem que Ceder", sempre trabalhando com comédias românticas.

Em “Simplesmente Complicado” não é diferente, é um bom e velho triângulo amoroso, mas com umas pitadas inusitadas entre Jane (Meryl Streep), Jake (Alec Baldwin) e Adam (Steve Martin).

O filme é permeado por clichês, como quando Jane está abalada pelo caso com Jake, e quando está no elevador e entra um casal exalando felicidade. Ou quando Jane está conversando com Adam em casa e Jake os espiona e num deslize cai janela abaixo. Mas isto não chega a estragar de forma alguma o filme.

Quanto ao elenco, a Meryl Streep faz de novo o papel de uma cozinheira (o outro foi em “Julie & Julia”), mas a atuação dela é totalmente diferente. Está excelente no papel. Steve Martin me surpreendeu no filme. Com um papel mais comedido ele funcionou muito bem, sendo um homem sério e ainda abalado pela separação traumática que sofreu. Já Alec Baldwin tenho que confessar que achei esse Jake idêntico ao Jack Donaghy (personagem que ele interpreta na séria “30 Rock”) e parecido com o Professor Turner (que ele interpreta em “Amigos, Amigos, Mulheres à Parte”). Ele funciona bem neste papel, mas tenho minhas ressalvas.

Agora faço o destaque para o personagem Harley (John Krasinski). Ele foi responsável pela maior parte das risadas que dei durante o filme. Harvey é noivo de Lauren (Caitlin Fotzgerald) que é a filha mais velha de Jane e Jake. Harvey é quem vê o encontro "às escondidas" que Jane e Jake fazem em um hotel; ele percebe os olhares lascivos de Jake e de raiva de Jane quando se encontram na frente dos filhos, ele presencia até eles fumando maconha no banheiro. Sempre tentando despistar isto dos outros, conseguindo ótimas cenas cômicas.

O que não gostei: da reação dos filhos quando descobrem o caso que os pais estão tendo. Reações que mais pareciam com crianças e não com filhos crescidos que eles são. E a cena em que Jane se consulta com seu psicólogo, achei desnecessária, poderia ser uma das amigas sem a necessidade de inserir um novo personagem no filme.

Por ora é isso.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: