terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Educação

-->ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Educação (An Education, 2009)

Estreia Oficial: 9 de outubro de 2009
Estreia no Brasil: 19 de fevereiro de 2010
IMDb



"Educação" é um filme delicioso de ser assistido. Você vai sendo levado pela trama, torcendo e sofrendo junto com a protagonista, Jenny (Carey Mulligan).

E a alma deste filme é justamente a jovem atriz, que faz um trabalho estupendo, e incorpora com leveza e dinamismo toda a complexidade de ser uma jovem mulher nos anos 1960 antes da revolução sexual.

Mas vamos ao resto da produção. Nos créditos iniciais já me apaixonei pelo filme, criativa e bem-humorada, a animação remete ao ambiente escolar da garota. Junto com a animação, as cenas mostradas vão nos ambientando na história e apresentando a protagonista.

O roteiro é simples, mas meticuloso. Mostra toda a pompa da rigorosa educação inglesa, e mais precisamente, da educação para garotas nessa época. A espinha dorsal do filme é a dúvida entre o que realmente importa: uma educação bem fundamentada, ir para uma universidade e ter um diploma; ou se casar bem. Não vou falar muito da história em si para não estragar o filme, mas basta saber que Jenny transita entre essa escolha.

A escalação do elenco foi fundamental. E não só Mulligan. Os demais atores desempenham muito bem as suas funções. Destaque para Alfred Molina, como o pai da protagonista, e a pequena participação de Emma Thompson, como a diretora da escola. Impecáveis.

A Direção de Arte e a Fotografia também são belíssimas. E a trilha sonora é muito gostosa de ouvir.

Enfim, um filme correto, sem muitos erros, no qual você é levado pelo carisma, simpatia e esplendor de sua personagem principal.

Fica a dica!

por Melissa Lipinski
------------------------------


No início do filme fiquei meio ressabiado com a sedução de menores que rola entre David (Peter Sarsgaard) e a menor Jenny (Carey Mulligan). Ela com 16 anos e ele com pelo menos 30 anos. Mas conforme o andar do filme chegamos a ficar como compaixão do cavalheiro que ele se mostra.

Isto até descobrir qual a real forma de ganhar a vida de David. Ele com seu comparsa Danny (Dominic Cooper) aplicam diversos golpes. E apesar de ter uma repulsa inicial, Jenny continua com o bando.

Gostei: das conversas desconcertantes dos "adultos" com a Jenny, que mesmo com pouca idade, ela mostra que é bem culta e entendida de diversos assuntos.
E como David tem todo um cuidado com a Jenny de não apressar as coisas, quando descobre que ela é virgem. Com esta seqüência chegamos e ter uma boa empatai por ele mas é quebrada quando há a descoberta de que é casado e tudo mais.

Gostei bastante do filme e obviamente das atuações de Carey Muligan, do Alfred Molina, da Olivia Williams e da Emma Thompson.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: