sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Distrito 9

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Distrito 9 (District 9, 2009)

Estreia Oficial: 13 de agosto de 2009
Estreia no Brasil: 16 de outubro de 2009
IMDb



"Distrito 9" é mais um exemplar dos chamados 'mockumentaries', os falsos documentários que, a cada dia, vêm ganhando mais força.

A história é simples: há 20 anos, uma nave alienígena chegou à Terra com seus tripulantes doentes. Sem poder retornar ao seu planeta de origem, a nave fica pairando sobre Johanesburgo (África do Sul), e seus tripulantes, bastante adoentados, são transportados à superfície e passam, desde então, a habitar uma área delimitada - o Distrito 9 do título. Passados 20 anos, essa área não difere em nada de uma favela, onde impera a violência e o tráfico, e seus habitantes (os alienígenas) passam a ser vistos com maus olhos e repulsa pelos seres humanos. E, a partir daí, um grupo é encarregado de remover a população extra-terrena para um outro local, que será chamado de Distrito 10.

Tudo é mostrado como se um documentário sobre essa desocupação estivesse sendo feito. O personagem principal deste documentário (que também é o personagem principal do filme) é Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley). E é em parte por causa da atuação do ator que o filme soa convincente. A princípio compartilhando da opinião da maioria da população que odeia os alienígenas, Wikus é designado para comandar a equipe que entregará a ordem de despejo do Distrito 9 aos seus moradores. Entretanto, após um incidente, Wikus começa a se transformar em uma das criaturas que tanto odeia, e o que acompanhamos a partir de então, é a sua corrida contra o tempo para tentar "se curar". Copley transforma Wikus em um personagem cheio de nuaces, complexo, e que atravessa, ao longo da trama, uma grande transformação - não só no sentido físico, mas (o que é mais interessante) no lado psicológico e de caráter.

Boa parte da dramaticidade que o filme atinge, deve-se à realidade com que os alienígenas foram criados. Em nenhum momento duvidamos que os ETs que estamos vendo não são reais. Os efeitos visuais e o trabalho de maquiagem são incríveis, e tornam o caráter documental do longa ainda mais crível.

Esse efeito documental é também corroborado pela fotografia dessaturada, que dá um ar mais realista à história. Infelizmente, esse caráter de documentário se perde em partes da narrativa - principalmente depois que a ação propriamente dita começa. E, em vários momentos, acompanhamos o personagem principal em sua fuga, sem que isto faça parte do documentário. Mas isso não enfraquece o resultado final.

Mas, para mim, o que diferencia "Distrito 9" de outros exemplares de filmes sobre alienígenas, é a crítica social embutida. Claramente fazendo uma alusão ao apartheid que assolou a África do Sul durante tanto tempo, o filme trata os extra-terrestres como a representação dos negros durante a época desse regime e todo o tipo de preconceito que estes sofreram. Mas não é só isso, há aí também a marginalização das classes desfavorecidas, como a colocação destas em favelas.

Enfim, "Distrito 9" não é só um bom entretenimento. É também um filme muito bom.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski
---------------


Esse é mais um desses filmes em que vou assistir sem nem ter idéia do que encontrar. Só sabia que tinha ETs. Para minha felicidade o filme tem muito mais que Extra-terrestres. Tem muita ação e uma boa história.

O filme se mostra como um documentário sobre uma nave alienígena que pousa sobre Joanesburgo. Não dá motivos para essa vinda, somente se mantém aos fatos que estão para ocorrer com a remoção desses mais de 1 milhão de alienígenas.

Adorei o gráfico que o filme tem, são de um realismo impressionante. As cenas de ação são incríveis, nos fazendo segurar forte a poltrona do cinema para agüentar o tranco, hehe.

Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley) é o cara do filme. Ele concentra a ação nele e faz bonito, nos transmitindo o pavor e medo que o perseguem de estar se transformando num "camarão", fazendo-o se aliar aos "inimigos" para conseguir sobreviver.

Este filme recomendo com força, hehe.

por Oscar R. Júnior


Um comentário:

Breno_Biagiotti disse...

Esse filme foi uma grata surpresa, Ouvi o Oscar falar dele mas não dei muita bola. Depois de alguns meses tive a oportunidade de ver em casa e me arrepeendi de não ter ido ao cinema!!! Que filmaço! Intrigante do início ao fim, dinâmico e com efeitos visuais de tirar o fôlego. Pra mim foi um dos melhores filmes de 2009. Vale a pena assistir mais de uma vez pra pegar todos os detalhes!