sábado, 16 de janeiro de 2010

A Proposta

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.
Proposta, A (The Proposal, 2009)

Estreia Oficial: 18 de junho de 2009
Estreia no Brasil: 10 de julho de 2009



A personagem interpretada por Sandra Bullock – Margaret Tate – é uma versão mais jovem da Miranda, interpretada por Meryl Streep em “O Diabo Veste Prada”. Megera no trabalho, todos a temem, só que aqui, em vez de editora de uma revista, ela é uma editora de livros. E, no papel de capacho, em vez de Anne Hathaway, há Ryan Reynolds.

Mas não é só a personagem principal que você já viu em algum outro filme. Este “A Proposta” é repleto de ‘lugares comuns’ que todos já estão cansados de ver em filmes do gênero comédia-romântica.

Não entendo a indicação de Sandra Bullock ao Globo de Ouro (como melhor atriz na categoria comédia/ musical). Ela está como sempre, as mesmas caras, os mesmos sorrisinhos... ou seja, Sandra Bullock! Mas enfim, não vai ser hoje que vou entender os critérios de premiações...

Aliás, não é só a Sandra que está como sempre. Ryan Reynolds é outro. O único destaque fica com Betty White, que interpreta a avó de Reynolds, ela rende algumas cenas engraçadas. Friso: algumas. Em compensação, as cenas com o personagem latino Ramone (Oscar Nuñez) são clichês demais, e seu personagem caricato ao extremo, e nem um pouco engraçado. Ou seja, falha exatamente ao que se propõe.

Então, se você gosta de um filme despretensioso, apenas para dar algumas risadas e ver o casal com um ‘happy end’, e para ser esquecido assim que virar a esquina, eu deixaria este “A Proposta” de lado e escolheria “Vestida Para Casar” (só para citar outro filme do gênero da mesma diretora, Anne Fletcher), pelo menos tem uma protagonista mais carismática e é mais engraçado.


por Melissa Lipinski
--------------------------


Pois então, não sou dos mais chegados nessa dupla de atores, não me recordo de filmes que a atuação deles contribuísse para alguma coisa. Mas vou citar uma curiosidade que percebi procurando sobre eles: Margaret é uma canadense que está para ser deportada, mas Sandra Bullock é estadunidense, da capital. Já Andrew é um subordinado dela que nasceu e tem família no Alasca, mas o ator Ryan Reynolds é canadense de Vancouver.

Vamos ao filme. As cenas mais engraçadas são as que tem o Ramone (Oscar Nuñes, que também faz o seriado The Office).

A premissa não é forte, os conflitos são válidos, mas as personagens principais são fracas e sem graça.

Logo: é uma comédia interessante para aquela noite de sábado chuvosa em que se está cansado. Nessas horas vale a pena.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: