segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

(500) Dias Com Ela

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

(500) Dias Com Ela ((500) Days of Summer, 2009)

Estreia Oficial: 17 de janeiro de 2009
Estreia no Brasil: 13 de novembro de 2009
IMDb



Só para começar, “(500) Dias Com Ela” já inova em inverter os papéis de uma comédia romântica convencional: aqui é o rapaz quem idealiza o romance e pensa que achou a mulher dos seus sonhos apenas ao olhar uma colega de trabalho, o tão superestimado ‘amor à primeira vista’; e é essa mesma garota que parece não ligar muito para esse relacionamento que vemos começar, e não hesita em divulgar a sua descrença em relação a este sentimento.

Mas esta não é a única qualidade deste filme. O roteiro inteligente aposta em diálogos rápidos e com várias referências à cultura pop. Aliás, assistindo a este filme, vários foram os momentos em que o ótimo “Alta Fidelidade” veio à minha cabeça, e o diretor Marc Webb deve ter claramente se inspirado neste filme.

Os protagonistas Joseph Gordon-Levitt e Zoey Deschanel estão ótimos. E logo nos identificamos com seus personagens.

Mas o melhor do filme, com certeza, é como consegue subverter as regras de uma comédia romântica tradicional. Assim, logo no início da trama já ficamos sabendo que o relacionamento que estamos presenciando não vai durar mais do que, como diz o título, 500 dias.

É um filme delicioso de assistir, e não vemos o tempo passar. As animações, cenas musicais, montagens paralelas, a não-linearidade cronológica e a boa trilha sonora fazem com que o ritmo do filme seja ótimo e auxiliam no desenrolar da história, contada sob a perspectiva de Tom Hansen (Gordon-Levitt).

Como diz o cartaz do filme, 'essa não é uma história de amor, é uma história sobre o amor'. E é isso mesmo. É um filme sobre a realidade de amar: de como é bom conhecer alguém novo, como é bom se apaixonar, e como dói o término de um relacionamento no qual apostamos tanto, e como sofremos com isso... Enfim, é um retrato sincero sobre o que todos nós já passamos um dia... ou ainda vamos passar.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski
------------------------

Bem, o filme conta a história de Tom e Summer. Desde o momento em que se vêem pela primeira vez (dia 1) até o momento em que se separam por completo (dia 500).

Apesar do tempo ser datado por qual dia ocorre, a montagem não é linear e isto contribui muito para manter um bom ritmo ao filme, misturando bem as seqüências. Nos revelando logo após o momento de eles se conhecerem um dos momentos em que estão brigando. Ou um momento que aparecem indo morar juntos numa casa nova que depois se descobre ser um feirão de móveis para casa.

As cores também vão variando conforme a etapa do relacionamento em que se encontram. Quando ainda estão se conhecendo as cores são mais sóbrias, passando por um grande colorido quando no início do relacionamento, indo para o azulado quando já estão só brigando e quase se separando.

As contribuições das animações são bem construídas, pontuando o estado de felicidade do rapaz assim como a trilha sonora também merece o destaque, são variadas canções de rock que embalam o filme.

Gostei: da atuação do casal que leva o filme. Tom (Joseph Gordon-Levitt) e Summer (Zoey Deschanel ) estão ótimos nesse filme.


por Oscar R. Júnior



Nenhum comentário: