domingo, 8 de janeiro de 2012

Semente do Mal

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Semente do Mal (Mauvaise Graine, 1934)

IMDb



Estreia do brilhante diretor Billy Wilder na direção, aqui em parceria com Alexander Esway, "Semente do Mal" é um filme que o cineasta realizou na França, em 1934, enquanto rumava para os Estados Unidos, fugido da Alemanha, que já se encontrava sob a sombra do nazismo.

Escrito por Wilder em parceria com Max Koplé e Jan Lustig, o roteiro mostra como Henri Pasquier (Pierre Mingand) passa de playboy, filhinho de papai, a integrante de uma quadrilha especializada em roubar e revender carros. É dentro do bando, que Henri vai fazer amizade com Jean (Raymond Galle), e se interessar por sua irmã, Jeannette (Danielle Darrieux). Depois de um tempo, cansados da vida fora da lei, Henri e Jeannette resolvem fugir, mas para isso terão que convencer Jean a ir embora com eles, e enfrentar o chefe da gangue (Michel Duran).

Apesar da trama inocente (ainda mais vista sob a ótica atual), já se observa indícios da mão de Wilder na direção, como numa sequência noturna de perseguição de carros, ou nas cenas que mostram o modus operandi da quadrilha, e que já trazem as gags visuais irônicas e bem humoradas que marcariam a posterior cinematografia do cineasta.

E, ainda que a trama evolua rápido e supeficial demais, e não dê tempo para que seus personagens se desenvolvam, fazendo com que seus envolvimentos, sejam de amizade ou amorosos, soem forçados demais, o bom ritmo da narrativa e as sequências de roubos dão o tom certo de urgência e humor ao longa.

E mesmo que o filme tenha altos e baixos que se equivalam, vale a pena conferir como curiosidade histórica, afinal é o 'primeiro Wilder', e para tentar encontrar as características do diretor, ainda que de forma intermitente.

Não é um filme imperdível, mas diverte.


por Melissa Lipinski


Nenhum comentário: