quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Senhor Tadeu

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Senhor Tadeu (Pan Tadeusz, 1999)

Estreia oficial: 22 de outubro de 1999
IMDb



Baseado em um poema épico de Adam Mickiewicz que narra o fim de uma era da aristocracia polonesa, o filme de Andrzej Wajda conserva os diálogos em verso como fio condutor da sua história.

É mais um filme onde Wajda fala sobre a história de seu país, a Polônia. Porém aqui, a trama vem em forma de fábula. Contada como um grande flashback, a história começa no interior de um apartamento na França, onde o próprio poeta Adam Mickiewicz (interpretado por Krzysztof Kolberger) narra seu conto sobre a Última Incursão Armada na Lituânia (que até 1918 fazia parte da Polônia. Vale notar que, em 1940, o país foi então anexado à antiga União Soviética, para novamente tornar-se independente somente em 1990).

A trama aristocrática lituana é uma clássica história sobre brigas de famílias, votos de vingança, personagens que se fazem passar por outros, amores separados, paixões arrebatadoras, assassinato, culpa, revelações chocantes e reconciliações em leitos de morte… Enfim, tudo o que um melodrama épico deve possuir.

Porém Wajda aposta em um lado mais engraçado para tirar o peso dramático da narrativa. E, por mais que se trate de uma história de vingança e guerra, o tom cômico impera em maior parte da narrativa.

E, se o ritmo do filme é lento no início, isso se deve em grande parte ao incômodo que os diálogos versados impõem. Mas, à medida, em que vai-se acostumando com o falar literário, o filme parece que começa a 'engrenar'.

Mas, afora seus versos, algumas situações engraçadas, e um elenco competente, mais nada em "Senhor Tadeu" realmente se sobressai. Um filme correto e curioso, mas nada além disso.


por Melissa Lipinski


Nenhum comentário: