terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mamute

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Mamute (Mammuth, 2010)

Estreia oficial: 21 de abril de 2010
Estreia no Brasil: 5 de agosto de 2011
IMDb



Com um roteiro simples travestido em road-movie, "Mamute" é tal qual seu protagonista: bizarro, simples, mas 'grande' demais.

Gérard Depardieu é Serge, um funcionário de um matadouro de porcos que está se aposentando. Mas, para garantir uma aposentadoria remunerada, terá que conseguir uns comprovantes de seus empregos anteriores. Assim, parte em busca desses papéis, cruzando o interior da França e passando por personagens tão bizarros quanto ele próprio.

Logo no início, na festa de despedida que seus colegas oferecem a Serge, os diretores Gustave de Kervern e Benoît Delépine já dão o ar que o filme vai tomar: irônico e incômodo.

O filme é mesmo de Depardieu. Sua atuação é quem dita o ritmo do longa. Por trás de um verdadeiro 'mamute', sujo e grosseiro, Serge esconde uma personalidade sensível e calejada por um acidente do passado.

Como todo road-movie, Serge vai passando por personagens e deixando-os para trás, mas cada um deles altera, a seu modo, a vida do protagonista. Junto com Serge, vai a 'memória' de sua ex-namorada, vivida pela bela Isabelle Adjani, que ajuda o protagonista a racionalizar e compreender o que lhe acontece.

Com uma estética bastante granulada (principalmente quando o fantasma da ex-namorada aparece), "Mamute" é um filme realizado com poucos recursos, o que não interfere em nada em sua narrativa, muito pelo contrário, a filmagem em Super 16 dita a estética do longa.

"Mamute" é como uma fábula triste, com situações improváveis e absurdas, personagens perturbadores (a sobrinha de Serge, Miss Ming, é um prato cheio para qualquer psicanalista), e um protagonista que, por mais patético que possa parecer, revela-se uma pessoa complexa e carente, objetiva e sentimental, contraditória como todo ser humano.

Talvez seu maior defeito seja seu ritmo, lento demais, o que faz com que seus 90 minutos passem lentamente. Mas no geral, "Mamute" é um filme sincero. Perturbado, mas sincero. E isso geralmente não agrada a muita gente.


por Melissa Lipinski


Nenhum comentário: