domingo, 23 de outubro de 2011

Conflito Mortal

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Conflito Mortal (Wong Gok Ka Moon, 1988)

Estreia oficial: 9 de junho de 1988
IMDb



Este primeiro longa do hoje renomado diretor chinês Wong Kar-Wai é bastante irregular, e alterna cenas bastante inspiradas, com outras mais burocráticas - momentos desinteressantes.

A estética que Kar-Wai emprega é típica dos anos 1980, com uma atmosfera vibrante e colorida, mostrando uma Hong Kong habitada por gangues e repleta de luzes neon e becos esfumaçados, misturada com famílias tradicionais chinesas.

Com uma história que fala sobre honra dentro de um submundo das gangues de rua e jogos ilegais, e de um amor improvável entre primos, tudo parece meio piegas.

Mas o grande diferencial de "Conflito Mortal" certamente é sua fotografia. Wong Kar-Wai retrata as ruas de Hong Kong com tamanho realismo, filmando perseguições e brigas de rua com uma câmera frenética, o tempo todo em movimento. Há cenas em que os sentimentos do protagonista realmente 'tomam a cena', e vemos certas cores predominando, como na sequência em que o protagonista, Wah (Andy Lau), vai vingar a surra que seus irmãos mais novos levaram, e, durante a briga, o azul toma conta da cena, assim como enquadramentos com ângulos pouco usuais, como que externalizando a sua raiva.

E são justamente nas cenas em que os sentimentos do protagonista, seja com apelo romântico ou violento, são exacerbados, é que vemos a 'mão' do diretor que viria a se tornar um dos mais respeitados do cinema 'cult'; como se, na abstração, Kar-Wai conseguisse 'se encontrar' mais do que no 'realismo'. E não é por acaso que Wong Kar-Wai intercala as cenas de romance com as de maior violência. É como se já desde o primeiro indício de romance entre o protagonista e sua prima Ngor (Maggie Cheung), o diretor já prenunciasse o seu destino infeliz.

Destino infeliz, aliás, é justamente uma das marcas do melodrama, que tanto influencia o diretor chinês - o amor impossível, o sacrifício, a estética 'over', a música como ênfase dos momentos mais dramáticos - todas características do melodrama que Kong Kar-Wai se utliza. Porém, o cineasta lança um novo olhar sobre o gênero, já que parece não acreditar no 'sentimento-base' do melodrama: o amor. E assim, Kar-Wai o desconstrói, já que seus personagens parecem sempre vagar sem nunca alcançá-lo (e esse é um sentimento que vai aparecer mais forte em toda sua posterior cinematografia).

Enfim, "Conflito Mortal" foi o primeiro longa do diretor, e, se não possui uma regularidade em sua totalidade, acaba se beneficiando de belos momentos pontuais - como a primeira cena de romance entre Wah e Ngor; ou a briga que citei - onde Wong Kar-Wai utiliza-se de cores fortes e ângulos diferenciados, já dando indícios do excelente cineasta que viria se tornar.


por Melissa Lipinski


Nenhum comentário: