domingo, 19 de dezembro de 2010

Albergue Espanhol

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Albergue Espanhol (L'Auberge Espagnole, 2002)

Estreia Oficial: 19 de junho de 2002
Estreia no Brasil: 28 de outubro de 2003
IMdB



Esses dias revi, junto com alguns bons amigos, esse ótimo "Albergue Espanhol". E, olhando para os meus amigos (os melhores, diga-se de passagem), e com o filme passando, pensava: como é bom ter amigos!

Afinal, é sobretudo disso que fala o filme. Além, é claro, de como ser um estrangeiro em um país diferente, e da auto-descoberta e crescimento pessoal do protagonista, Xavier (Roman Duris). Mas, principalmente sobre amizade.

A grande força desse "Albergue Espanhol" está em seu elenco, e a química formada entre os integrantes do albergue é o que realmente move o filme. O companheirismo demonstrado por eles é algo tocante.

Para todos aqueles que gostam de conhecer outras culturas, o filme é um prato cheio, já que traz entre os moradores do albergue, além do francês Xavier, uma inglesa, um italiano, um dinamarquês, um alemão, uma espanhola e uma belga. Uma verdadeira salada cultural.

Destaco o personagem inglês (irmão de uma das moradoras) que chega ao albergue e que é responsável pelos momentos mais cômicos da história, além daqueles mais preconceituosos também.

Enfim, "Albergue Espanhol" retrata o crescimento por qual todos nós (ou pelo menos a grande maioria) passamos quando iniciamos a vida adulta, o crescimento pessoal, expectativas e frustrações que temos que aprender a lidar e conviver. Imperdível para ver e rever quantas vezes puder.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski