quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A Lenda dos Guardiões

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Lenda dos Guardiões, A (Legend of the Guardians: The Owls of Ga'Hoole, 2010)

Estreia Oficial: 24 de setembro de 2010
Estreia no Brasil: 8 de outubro de 2010



"A Lenda dos Guardiões" traz todos os ingredientes que um filme épico pode conter. Aliás, a Jornada do Herói descrita por Campbell é empregada de cabo a rabo aqui. Dá até pra fazer uma analogia com "Star Wars", já que Soren, a coruja protagonista também encontra um tutor, digamos assim, para ensiná-la a arte da guerra. Só que em vez da Força do filme de George Lucas, aqui fala-se em Moela… Sim, Moela! Aquela que as aves têm. É ela quem "guia" os instintos dos animais mais treinados.

Sobre a história não há muito o que falar. Não há nada de novo. Todos aqueles clichês épicos que já vimos milhões de vezes. Acho que dá pra fazer um paralelo também com o Nazismo, com as corujas malvadas tentando selecionar uma "raça pura"… Ou, os mais jovens podem fazer uma comparação até mesmo com "Harry Potter"… Enfim, nada de novo.

Também acho que a narrativa não tem ritmo. Chega uma hora que cansa de ver as corujinhas voando de um lado para o outro, sempre à procura de algo. Faltou, também, um maior alívio cômico, afinal, estamos falando de uma animação cujos personagens são 'fofinhos', ou seja, com um apelo infantil muito forte, mas que peca em não oferecer substrato que chame a atenção desse público. Afinal de contas, a história é bem densa e repleta de violência. Mas não se poderia esperar nada diferente de Zack Snyder (diretor de "300"), e sua 'mão' faz-se presente nas sequências de ação, com suas câmeras lentas excessivas acompanhadas de efeitos sonoros.

Em compensação (assim como em "300"), o visual do filme é impressionante. A textura das penas de cada coruja é algo único. Você consegue ver movimento em qualquer parte do corpo desses animaizinhos. Os cenários também são grandiosos e muito bem feitos.

Pena que a história não seja a contento do seu visual. Acho que é um filme que vai agradar mais a adultos adeptos a filmes épicos de ação do que a crianças de um modo geral.

 
por Melissa Lipinski
 


Nenhum comentário: