sábado, 18 de dezembro de 2010

Zona Verde

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.
Zona Verde (Green Zone, 2010)

Estreia Oficial: 11 de março de 2010
Estreia no Brasil: 16 de abril de 2010
IMDb



Qualquer pessoa que tenha um mínimo de conhecimento e que esteve ligada nos acontecimentos internacionais dos últimos anos sabe que os EUA invadiram o Iraque e depuseram seu ditador, Saddam Hussein, tendo os atentados de 11 de setembro de 2001 apenas como pretexto para, na verdade, colocar a mão no petróleo do tal país. Inventaram a localização de várias armas de destruição em massa para justificar a ação do exército em vários pontos do Iraque, arriscando a vida de vários soldados estadunidenses e, obviamente, de muitos iraquianos que certamente envolveriam-se em confrontos que nem deveriam existir.

E é justamente sobre essas armas de destruição em massa inexistentes e a invenção dessa guerra que trata esse "Zona Verde", dirigido pelo sempre competente Paul Greengrass. O filme mantém o foco em um oficial do exército estadunidense, Matt Damon, que, cansado de liderar suas tropas em buscas que nunca encontram nada, começa a questionar as autoridades sobre suas fontes e, juntamente com um aliado da CIA, Brendan Gleeson, acaba descobrindo que o representante do Pentágono, Greg Kinnear, tem o nome mais sujo do que podia, a princípio, imaginar.

Greengrass consegue manter a tensão desse thriller político do começo ao fim, da mesma forma que faz um balanço entre cenas mais calmas e cenas de ação muito bem orquestradas. Assim, "Zona Verde" deixa de ser um simples filme de ação, já que seus personagens, todos inteligentes, tentam a toda hora passar uns aos outros para trás.

O elenco está muito bem e coeso. Desde Matt Damon que vem se especializando em tipos durões e bons de briga, mas que sempre demonstram um quê a mais do que simples brutamontes; passando pelo competente Brendan Gleeson; até o ótimo Greg Kinnear que consegue criar um 'vilão' inteligente, mas que age com a certeza de um bem maior.

Acho que o filme é mais do que válido, já que traz em um longa de ação, assuntos bastante polêmicos e que merecem ser trazidos à tona e discutidos. Muito melhor do que esses filmes descerebrados de ação que vemos às pencas por aí.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski

 


Nenhum comentário: