quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Megamente

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.
Megamente (Megamind, 2010)

Estreia Oficial: 5 de novembro de 2010
Estreia no Brasil: 3 de dezembro de 2010




"Megamente", nova animação da Dreamworks, faz, logo em seu início, uma alusão explícita ao maior ícone dos super heróis, o Super-Homem. Porém, o filme não fica apenas na sátira. Há muito dela, é verdade. Mas, felizmente, "Megamente" vai além.

O personagem-título teve o início da sua vida exatamente igual ao do super-herói citado ali em cima, mas justamente por causa dele, e de um pequeno desvio que ele causa em sua nave, o destino de Megamente e do Metro Man (o Super-Homem da vez) tornam-se antagônicos. Enquanto esse último torna-se o herói de Metro City; o primeiro acaba sendo criado pelas mentes mais perigosas da cidade e se transforma no seu maior vilão.

Porém, como somos desde cedo apresentados à verdadeira índole do anti-herói, fica fácil passarmos a torcer por ele, já que sua decisão de se tornar vilão se dá, principalmente, pela sua falta de popularidade. Aqui, poderíamos até falar em preconceito ou em bullying (já que esse assunto está tão em alta), e são temas que surgem de pano de fundo da história, porém sempre de maneira divertida.

Mas a história realmente começa quando Megamente finalmente consegue aniquilar seu oponente e se dá conta de que a vida precisa de dois lados de uma mesma moeda. Afinal, o que seria do mal se não houvesse o bem? E, numa cidade sem o bem, ele não tem muito o que fazer. E é quando decide criar um novo herói que acontece a melhor parte do filme. Não vou estragar surpresas, apenas digo que uma referência a Marlon Brando é a responsável por isso.

Sem ter a mesma profundidade no roteiro que as animações da Pixar, "Megamente" diverte pela história bem amarrada e pelos personagens engraçadíssimos. E é claro, pelas suas referências, que vão encantar os adultos, citações óbvias como ao filme do Super-Homem, mas também à clássicos dos anos 80, principalmente em sua trilha sonora, que traz ótimos clássicos, desde Guns n' Roses até Michael Jackson.

"Megamente" ganha força, então, pela tridimensionalidade de seus personagens e pela profundidade das questões discutidas. Afinal, nem todo mundo é bom por completo ou mal por completo. E, ao dessacrilizar a figura do herói, o filme ganha pontos.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski
------------------------------

Eis aí um filme em que eu não havia gostado do trailer. Achei que seria uma dessas animações com roteiro mais fraco, que só atenderia ao público infantil. Tive uma grata surpresa.

Os personagens são bem construídos, a trama funciona e a técnica de animação nos satisfaz. Mas o que mais me chamou a atenção foram as piadas com situações de filmes como "O Poderoso Chefão" e "Homem Aranha". Engraçadíssimas.

Dos personagens destaco, obviamente, o Megamente (como ele mesmo e como o mentor do Titan) e o ajudante dele Minion (Criado em português), que têm as cenas mais cômicas do filme.

Por fim a dublagem. Funciona muito bem, só tive uma leve estranheza com a dublagem do Metroman que foi feita pelo Thiago Lacerda. Os demais estão muito bons. Obviamente estou ansioso para ver legendado com vozes de Will Ferrell, Brad Pitt, Tina Fey, entre outros.

Recomendo!


por Oscar R. Júnior


 

Nenhum comentário: