quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Como Treinar o Seu Dragão

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Como Treinar o Seu Dragão (How to Train Your Dragon, 2010)

Estreia Oficial: 26 de março de 2010
Estreia no Brasil: 26 de março de 2010

IMDb




A Dreamworks acerta nesse "Como Treinar o Seu Dragão". Com um roteiro inteligente, personagens cativantes, cenas de ação e uma montagem rápida, o filme não é apenas uma boa diversão, mas principalmente, um ótimo filme.

A amizade "proibida" entre seres que deveriam ser inimigos já foi bastante explorada pela Sétima Arte. Mas, embora "Como Treinar o Seu Dragão" recicle velhos clichês, jamais cai na mesmice, sabendo encará-los com comicidade ou ironia, e sempre com delicadeza, dando-lhes uma nova roupagem.

Mas a animação não fica apenas na diversão. E aposta na profundidade do relacionamento entre os personagens como o ponto auge do filme. E acerta em cheio. A ternura e amizade que envolvem o protagonista Soluço e seu amigo dragão são comoventes, não tem como não se emocionar. Acho, inclusive que, além dos desenhos da Pixar, ainda não tinha visto tamanha densidade dramática em nenhuma outra animação. Pontos novamente para a Dreamworks.

Outro ponto que chama atenção aqui é o visual do filme. Os cenários são grandiosos. A fotografia é belíssima. E os efeitos das explosões e incêndios causados pelos dragões são incríveis. Além, é claro, das cenas de vôo, que são de tirar o fôlego de tão realistas.

Eu diria que a Dreamworks conseguiu alcançar a Pixar... pelo menos até a próxima animação. Mas até lá, é só subir no dorso de um dragão e se lançar num desses vôos emocionantes... Sensação de liberdade maior não há.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski

 


Nenhum comentário: