quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Red - Aposentados e Perigosos

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Red - Aposentados e Perigosos (Red, 2010)

Estreia oficial: 12 de outubro de 2010
Estreia no Brasil: 12 de novembro de 2010

IMDb



"Red" é uma adaptação de uma graphic novel (que não conheço). E, logo no início da trama, vê-se a influência dos quadrinhos na narrativa: em uma cena absurda, a casa do protagonista, Frank Moses (Bruce Willis), é transformada em peneira por um grupo de atiradores de elite, numa divertida sequência de ação. O que seria um exagero realista, torna-se plausível dentro da lógica exagerada do filme. Outra cena que segue essa regra, é quando o mesmo Moses desce tranquilamente de um carro em meio a um cavalo de pau, participando de um tiroteio. A cena é absurdamente divertida.

Mas não, o filme não é tudo isso... Tirando essas sequências aí de cima, sobram situações clichês e não inspiradas. E, se há alguma coisa que consegue salvar o filme de um desastre é o seu elenco inspiradíssimo.

Bruce Willis está muito à vontade fazendo o que sabe fazer melhor... sendo ele mesmo, com sua cara cínica e impassível, de quem está cansado de ver toda aquela ação. Morgan Freeman é sempre indiscutível: competente. Brian Cox rouba a cena com seu sotaque russo. E Mary-Louise Parker dá o contraponto "normal" ideal àquelas figuras estranhas que são os 'RED'. Mas nada se compara a ver Helen Mirren mandando ver numa super metralhadora ou John Malkovich entregando-se aos excessos de atuação aos quais tanto gosta de forma tão divertida (e vê-lo segurando um porco rosa é a melhor coisa do filme).

Claro que não poderia deixar de comentar as participações especialíssimas de Richard Dreyfuss e Ernest Borgnine. E, se elas não chamam a atenção por sua qualidade, o fazem simplesmente por trazer essas duas lendas de volta às telas. Fazia tempo que não via Dreyfuss (infelizmente), e nem sabia que Borgnine ainda esta vivo!!!

E, se há pecados em "Red" como os clichês, a edição um pouco arrastada e o final totalmente sem graça, eles são totalmente 'desculpáveis' pela presença magnética do seu elenco de peso.

O que sobra é um filme de ação despretensioso e engraçado.


por Melissa Lipinski

 


Um comentário:

eversondurden disse...

tbm não sabia q o borgnine ainda estava vivo!