sábado, 24 de dezembro de 2011

O Garoto da Bicicleta

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Garoto da Bicicleta, O (Le Gamin au Vélo, 2011)

Estreia oficial: 18 de maio de 2011
Estreia no Brasil: 18 de novembro de 2011
IMDb



"O Garoto de Bicicleta" segue a estética dos filmes anteriores dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne. Nitidamente inspirados no neorrealismo, os cineastas sempre optam por longos planos que acompanham seus personagens durante suas ações, além de câmeras 'na mão' que dão um aspecto mais 'documental' ou 'caseiro' a seus longas. Além de sempre contarem histórias simples, com personagens 'comuns', e que poderiam muito bem acontecer com qualquer um de nós.

Neste longa, os irmãos Dardenne continuam com seu estilo para contar a história do jovem Cyril (Thomas Doret), um menino que foi deixado em um orfanato por seu pai, que se sentiu incapaz de continuar cuidando dele. Cyril, então, começa uma busca pelo reencontro com seu pai, e acaba entrando na vida de Samantha (Cécile De France), uma cabeleireira que aceita em ficar com ele nos fins de semana.

Demonstrando um talento impressionante para um jovem ator, Thomas Doret convence como um garoto briguento e que mantém (a falsa) esperança em morar novamente com seu pai. O mais surpreendente é que o garoto tão independente em alguns momentos, mostra-se extremamente vulnerável em outros; e Doret mostra-se bastante versátil, demostrando a variação de personalidade com competência. Porém, é exatamente nestas mudanças de comportamento que o filme peca, já que o transformam em um protagonista antipático, quase insuportável.

Assim, é injustificável a (imediata) ligacão que Samantha sente por ele. Aliás, tudo referente à personagem de Cécile de France soa superficial e mal construído; nunca sabemos quem realmente é aquela mulher ou quais são as suas motivações, assim como fica difícil acreditar que qualquer pessoa, por melhor que seja, suportaria um comportamento tão violento vindo de um menino que mal conhece. E a cena em que Samantha demonstra seu amor incondicional por Cyril, abrindo mão do relacionamento com seu namorado, chega a ser patética.

Já Jérémie Renier, que interpreta Guy, o pai de Cyril, talvez seja o personagem mais interessante do longa. Apesar de, sem dúvida, mostrar-se egoísta e extremamente irresponsável; o sujeito demonstra, por pequenos gestos, sentir-se desconfortável, e até mesmo envergonhado por suas ações, não sendo, num primeiro momento, nem capaz de dizer ao próprio filho que não quer mais o ver, numa cena que revela toda sua personalidade e incômodo com toda aquela situação.

Enfim, "O Garoto da Bicicleta" não é um filme ruim, mas está longe de ser o melhor momento destes cineastas que já nos brindaram com pérolas como "O Filho" (2002) e "A Criança" (2005).


por Melissa Lipinski


Nenhum comentário: