sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Missão Madrinha de Casamento

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Missão Madrinha de Casamento (Bridesmaids, 2011)

Estreia oficial: 13 de maio de 2011
Estreia no Brasil: 23 de setembro de 2011
IMDb



Judd Apatow é o 'cara' das comédias atuais. Essas com um humor politicamente incorreto, e que geralmente focam-se em jovens adultos, infantilizados, e que ainda não encontraram seu 'lugar' no mundo. Seja como roteirista, diretor ou produtor, Apatow tem o dedo nos maiores (e melhores) sucessos dos últimos anos, com filmes como "O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy" (2004), "O Virgem de 40 Anos" (2005), "Ligeiramente Grávidos" (2007), "Superbad - É Hoje" (2007), "Segurando as Pontas" (2008), e agora esse "Missão Madrinha de Casamento" (produzido por Apatow e dirigido por Paul Feig).

Escrito por Kristen Wiig e Annie Mumolo, o filme parece ter o propósito de se tornar a versão feminina de "Se Beber, Não Case!", porém, com mais escatologias (surpreendentemente) e sentimentalismo, e, infelizmente, menos ironia. A história é sobre Annie (a própria Wiig), uma doceira cuja pequena confeitaria faliu devido à crise econômica, e que vê sua rotina com sua melhor amiga, Lillian (Maya Rudolph), mudar drasticamente quando esta anuncia que vai se casar. Claro que Annie será sua madrinha (ou dama de honra, nos Estados Unidos), junto com outras novas amigas de Lillian, entre elas a socialite Helen (Rose Byrnes), que vai competir com Annie para ver quem será a 'líder' das tais madrinhas.

E é dessa competição que nascem as piadas mais engraçadas. Porém, elas sempre alongam-se demais, e acabam perdendo o bom timing que ensaiam. Aliás, alongar demais as situações cômicas tornou-se a marca deste longa, basta ver a cena do discurso das madrinhas; aquela em que elas provam vestidos e têm intoxicação alimentar; a viagem de avião para Las Vegas; aquela em que Annie perde o controle na despedida de solteira de Lillian; e a que tenta chamar a atenção do policial Nathan (Chris O'Dowd). Todas com potencial engraçado, mas que acabam perdendo o charme e a graça pela insistência e duração.

Mas o filme tem seus momentos, principalmente quando tem Kristen Wiig como protagonista das piadas. A atriz realmente leva o filme nas costas e dá conta do recado. Claro que o time de coadjuvantes, encabeçado por Rose Byrnes e que conta com Melissa McCarthy, Ellie Kemper e Wendi McLendon-Covey, também tem seus momentos, ainda que suas personagens não passem de caricaturas definíveis com uma, ou no máximo duas, características.

Com escatologias totalmente descartáveis, "Missão Madrinha de Casamento" (péssimo título nacional), erra em não apostar mais no politicamente incorreto e apelar para o humor fácil e óbvio. Sem contar que, ao final, descamba para o sentimentalismo e mensagem (irritantemente) edificante.

Enfim, parece que Judd Apatow se dá melhor em projetos com temática e personagens masculinos; já que essas mulheres até revelaram-se engraçadas, mas moralmente vazias.


por Melissa Lipinski


Um comentário:

Camila Navarro disse...

Judd Apatow não sabia que ele era encarregado de produção, agora eu entendo porque o filme era tão interessante e divertido. Talvez esta seja a grande performance de Kristen Wiig, que recentemente também estrelou Caça-Fantasmas. O humor é simples e o tempo é indicado para que pudéssemos envolver com a história e os personagens viver com as aventuras do divertimento antes do casamento.