quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Homem de Ferro 2

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.


Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, 2010)

Estreia oficial: 26 de abril de 2010
Estreia no Brasil: 30 de abril de 2010
IMDb



Novamente, a alma de "Homem de Ferro 2" (assim como no primeiro longa) é Robert Downey Jr., que encarna o milionário Tony Stark na medida certa entre a comédia e ação, a infantilidade e o narcisismo exacerbado, a genialidade e o egoísmo.

Porém, apenas sua presença não consegue segurar o roteiro, que peca principalmente nos momentos em que tenta colocar um peso dramático sobre o personagem. Já quando descamba pro lado irônico e engraçado, o roteiro se sai muito melhor.

Além de Downey Jr., Mickey Rourke também está bem no papel do vilão Ivan Vanko. Mas é Sam Rockwell quem rouba a cena do vilão, interpretando um personagem tão infantil e egocêntrico quanto Tony Stark, sendo um oponente à sua altura. Por outro lado, Gwyneth Paltrow não consegue desenvolver sua Pepper Potts como no longa original, já que o roteiro a coloca para escanteio; e Scarlett Johansson limita-se a desfilar sua beleza e algumas coreografias de luta na tela.

Mas são as sequências de ação que merecem destaque. O diretor Jon Favreau consegue imprimir-lhes um bom ritmo. A cena que se passa em Mônaco, particularmente, e revela o vilão vivido por Rourke é bastante emocionante. Ainda assim, sinto que o filme se estende demais, já que o roteiro, por vezes, parece apenas querer 'encher linguiça'. E, embora as lutas sejam bem coreografadas e dirigidas, confesso que fiquei decepcionada com a rapidez do confronto final.

Enfim, embora não seja tão divertida, tão eficiente e tão charmosa quanto o longa original, essa sequência ainda mantém viva a franquia do Homem de Ferro. (Ainda não foi anunciado um terceiro longa, mas Robert Downey Jr., assim com Scarlett Johansson e Samuel L. Jackson, estarão de volta em "Os Vingadores", filme que fala da liga de super-heróis montada pelo personagem de Jackson, Nick Fury, e que está previsto para 2012).


por Melissa Lipinski

----------------------------------

 

Vários filmes não são felizes em suas continuações como "Matrix" e "Jurassic Park"; algumas continuações são inúteis como "Debi e Loyd 2" e "O Todo Poderoso 2". E algumas são muito boas, e este é o caso do "Homem de Ferro 2".

O interessante de continuações é que não há mais a necessidade de apresentar o personagem principal. Assim, Tony Stark já é o Homem de Ferro e se gaba disso.

A atuação do Robert Downney Jr. continua impecável. Mickey Rourke etá muito bem também, assim como Gwyneth Paltrow e Scarlett Johansson. Don Cheadle está muito bem introsado e não distoa o personagem do que foi apresentado no primeiro filme (que foi interpretado por Terrence Howard).

Por fim, boas cenas de ação e com efeitos bem feitos e bem utilizados no filme. Vale a pena.


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: