domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fora da Lei

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Fora da Lei (Hors-la-Loi, 2010)

Estreia oficial: 22 de setembro de 2010
Estreia no Brasil: 1 de janeiro de 2011
IMDb



Neste "Fora da Lei", o diretor Rachid Bouchareb (com ascendência argelina) retrata a dolorosa luta pela libertação da Argélia em um épico que enfoca a trajetória de três irmãos, Messaoud (Roschdy Zem), Abdelkader (Sami Bouajila) e Said (Jamel Bebbouze). Quando pequenos, sua família foi expulsa de suas terras na Argélia, radicando-se na França atrás de uma nova vida. Aos poucos, os três irmãos tomam rumos diferentes na vida, enquanto o mais velho, Messaoud, vai lutar pela França na Indochina, Abdelkader começa a se envolver em questões políticas envolvendo a libertação da sua terra natal, e o caçula, Said, torna-se um pequeno trambiqueiro.

Não é a primeira vez que o diretor trabalha com o trio de atores. Juntos também fizeram "Dias de Glória" (Indigènes, 2006), onde, curiosamente, os atores viviam personagens com os mesmos nomes dos seus respectivos papéis neste "Fora da Lei", ainda que sejam personagens diferentes.

É um filme indiscutivelmente político. E a luta pela liberação da Argélia é sim o foco do filme. Mas não é o seu ponto principal. O relacionamento entre os irmãos é o que leva o filme, e o torna emocionalmente relevante.

Abdelkader torna-se um líder da luta pela independência de seu país. Messaoud, depois de retornar da guerra, acaba juntando-se ao irmão, e passa a ser um tipo de guarda-costas, responsável por fazer o 'trabalho sujo' que Abdelkader, em sua cega determinação pela causa, acaba arquitetando. Já Said, tenta se manter longe da política, mantendo um cabaré e financiando lutas de boxe. E, ainda que possa ter cometido pequenos delitos para ganhar dinheiro, passa longe das atrocidades cometidas pelos outros irmãos; mas, mesmo assim, é o único visto com maus olhos pela mãe, que insiste em renegá-lo, por achar que seus atos não são dignos. A mesma mãe que não hesita em incitar ao filho do meio que continue na sua luta, ou que perdoa seu primogênito quando este lhe confessa seus crimes. E é interessante notar que, mesmo assim, é Said quem mais parece preocupado com a manutenção da família, e é quem acaba, finalmente, salvando a vida dos irmãos mais velhos.

E é justamente na complexidade de seus personagens que "Fora da Lei" ganha profundidade. Já seu roteiro, algumas vezes perde-se em momentos desnecessários à trama, dedicando mais tempo a eles do que o realmente necessário; e por vezes, soa episódico demais, e podia, inclusive, ser separado por capítulos. Porém, a fotografia, sempre escura, é muito bem trabalhada, e remete à própria natureza de seus personagens, sempre à sombra de uma sociedade altamente preconceituosa como a francesa.

Finalmente, o filme de Bouchareb pode até ter falahs estruturais, mas é compensado pelo ótimo desenvolvimento de seus personagens e pela excelente atuação de seus protagonistas.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski
-------------------------------


Mesmo tratando de uma parte da história ao qual não sou familiarizado e filme é muito bem construído. O roteiro vai nos envolvendo e levando pelos anos em que essa história se passa.

Vários os aspectos a se destacar no filme. A Direção de Fotografia é excelente, principalmente nas sequencias que se passam de noite. Os efeitos especiais são bem feitos e bem colocados, com suas explosoes e tiroteios.

Mas o que mais chama a atenção é o elenco e atuação. Os três irmãos interpretam com maestria suas personagens e gostei muito da mistura de francês com árabe que eles falam. Variam pelas linguas conforme a situação da personagem: se está falando com um francês, se está nervoso, se está conversando entre argelinos. Muito boa essa construção.

Por fim quero ressaltar as duas cenas que percebi que me lembraram o "O Poderoso Chefão". Primeiro a do Vito Corleone que volta a sua antiga terra e vinga a morte dos pais, e o segundo é a explosão do carro que tinha a amada de Michael Corleone.

Por fim: recomendo.


por Oscar R. Júnior
 


Nenhum comentário: