segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sonhos

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Sonhos (Dreams, 1990)


Estreia oficial: 11 de maio de 1990

IMDb



Nada melhor para começar esta obra-prima de Akira Kurosawa do que a frase: "Eu tive um sonho assim". E é justamente assim que ela tem início. Kurosawa utiliza-se de sonhos para abordar temas que inquietam a natureza humana, principalmente no que tange à morte.

O filme é dividido em oito sonhos. Nos dois primeiros, a morte ronda a infância. No terceiro segmento, a morte ronda alguns alpinistas, e o limite entre razão e alucinação é abordado. Na quarta parte, a morte é encarada por um comandante do exército que tem que enfrentar a culpa de ter mandado todo seu pelotão para uma missão suicida.


O quinto episódio, e o meu favorito, é onde Kurosawa utiliza-se da metalinguagem sobre as telas de Van Gogh para, acima de tudo, lançar um outro olhar sobre as obras de arte. A fotografia e a direção de arte praticamente transformam cada cena nos próprios quadros do pintor holandês.


Nos sexto e sétimo capítulos desses sonhos, a morte advém da iminência de uma catástrofe atômica, ou já instaurada depois de uma hecatombe nuclear.


Já no último sonho de Kurosawa, a morte é tratada de forma delicada e simples, através de um emocionante relato de um senhor com mais de 100 anos. É com ele que Kurosawa finaliza seu discurso sobre como se viver harmonicamente com a natureza, respeitando-a e aos outros seres humanos.

O conjunto dos Sonhos de Kurosawa é uma declaração de revolta ao comportamento que o homem contemporâneo tem em relação à sua vida e ao do planeta em que vive. Feito há mais de 20 anos atrás, o filme continua mais atual do que nunca. Imperdível!

Fica a dica!



por Mel
issa Lipinski


   

   

   

Um comentário:

Um Menino! disse...

Olá, sou UM MENINO, sou dono do site do cinema da minha e cidade e faço varios outros temas, Queria saber se eu posso ser da sua equipe, podemos fazer um site mais legal ainda tipo o que eu fiz nesse do cinema da minha cidade, eu faço varios sites, olha o do cinema da minha cidade www.cinemadeouropreto.com obrigado! entre em contato @leeandrogomes fuui