quarta-feira, 23 de março de 2011

Sexo Sem Compromisso

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Sexo Sem Compromisso (No Strings Attached, 2011)

Estreia oficial: 21 de janeiro de 2011
Estreia no Brasil: 18 de março de 2011
IMDb



Ivan Reitman fez apenas um filme bom em sua carreira como diretor, "Os Caça-Fantasmas" (1984). Fez também "Os Caça-Fantasmas 2" (1989) e "Um Tira no Jardim de Infância" (1990), os quais têm seus bons momentos. Suas outras realizações não passam de medíocres. Infelizmente, esse "Sexo Sem Compromisso" entra nessa leva também, e só escapa da mediocridade graças ao carisma e talento de Natalie Portman.

O roteiro é aquela sucessão de clichês tão comum em comédias românticas. A história em si, pouco importa na verdade, pois todos nós sabemos que, no final do filme, os protagonistas vão "viver felizes para sempre". Mas, por mais que o roteiro não saia do lugar-comum, alguns poucos diálogos engraçados e espirituosos conseguem arrancar boas risadas da plateia.

E, se Ashton Kutcher não consegue inovar em seu papel (seus personagens sempre parecem variações de um mesmo), é Natalie Portman quem faz a diferença. Ela consegue dar frescor e densidade (dentro do que o roteiro permite) à sua personagem. As cenas em que a moça aparece sozinha, ou com seus colegas de apartamento/profissão, são sempre as melhores.

Não há muito mais o que dizer. "Sexo Sem Compromisso" é mais do mesmo, ou seja, mais uma comédia romântica cheia de convenções do gênero. Diverte? Claro. É um bom filme? Talvez não. Mas é bom ver Natalie Portman atuando, mesmo que o filme não colabore com ela.

Ivan Reitman, infelizmente, não consegue surpreender como diretor, e até nos enquadramentos segue a "cartilha" das comédias românticas. Ainda bem que Ivan Reitman deixou um bem maior para a Sétima Arte do que seus filmes, o seu filho, Jason Reitman, que em três longas ("Obrigado Por Fumar", 2005; "Juno", 2007; e "Amor Sem Escalas", 2009), já se mostrou um cineasta bem superior que seu pai. Será a evolução da espécie? (Infame! Eu sei).


por Melissa Lipinski
-------------------------------


Ok, é estranho saber que a Natalie Portman está em uma comédia romântica, mas o filme é muito bom. As situações são muito bem colocadas no filme e na medida certa para esse tipo de comédia. O casal principal está numa interação incrível. O roteiro também é muito bom.

Sobre o diretor: Ivan Reitman. Ele já fez filmes que marcaram a minha infância como "Os Caça-Fantasmas" (Ghost Busters, 1984); "Os Caça-Fantasmas 2" (Ghost Busters II, 1989). Já assisti a alguns mais fracos e que tem no elenco o Arnold Schwarzenegger sendo o irmão gêmeo do Danny DeVito, ou carregando um bebê, ou sendo babá num jardim de infância. Fracos. "Irmãos Gêmeos" (Twins, 1988); "Um Tira no Jardim de Infância" (Kindergarten Cop, 1990), "Júnior" (Junior, 1994). Felizmente ele deu uma melhorada generosa e fez esse "Sexo Sem Compromisso".

Humm, sim, ele é o pai do Jason Reitman (que dirigiu "Amor Sem Escalas", "Juno" e "Obrigado por Fumar"). O filho aprendeu o que o pai tinha de bom.

Vale a pena.


por Oscar R. Júnior


 

Nenhum comentário: