sexta-feira, 18 de março de 2011

Encontro Explosivo

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.


Encontro Explosivo (Knight and Day, 2010)

Estreia oficial: 2 de julho de 2010
Estreia no Brasil: 16 de julho de 2010

IMDb



Este "Encontro Explosivo" é um desastre. Talvez eu só não tenha achado pior, por tê-lo visto depois de assistir a "
O Turista". Já que as duas produções têm muito em comum: dois super astros reunidos em um longa que reúne ação e comédia.

Enquanto "
O Turista" se levava a sério demais, esse "Encontro Explosivo" ganha pontos ao parecer sempre tirar sarro das situações, parodiando filmes 'sérios'. E, se no primeiro, Angelina Jolie e Johnny Depp (os quais, particularmente, acho mais talentosos) não tinham química nenhuma e apresentavam atuações burocráticas; aqui, Tom Cruise e Cameron Diaz, por mais que não estejam mais no auge de suas respectivas carreiras, pelo menos apresentam uma ótima interação e conseguem dar um pouco de ânimo ao filme.

Sem uma boa história (se é que há alguma história!), o longa ainda é sabotado por péssimos efeitos visuais (vide a sequência que envolve uma corrida de touros em Madri). Parece que os roteiristas acharam que manter os protagonistas em constante movimento, seja em perseguições de carros, motos ou a pé, era o suficiente para mascarar os furos no roteiro. Assim, vemos Cruise e Diaz correndo o tempo todo. Não contente, o roteiro nunca confia na inteligência dos espectadores, assim, os personagens vivem explicando e re-explicando o que está acontecendo na trama.

Claro que há alguns bons momentos, como a apresentação dos personagens, e as sequências em que um dos personagens está sob o efeito de drogas e apenas vê flashes do que está acontecendo. Mas são exceção à regra.

Assim, como falei, tudo nesse filme leva ao desastre. E esse só não é maior pelo carisma de seus protagonistas. Tom Cruise volta a exibir o velho charme e energia que apresentava em tempos idos (anterior a isso, só mesmo na pequena participação que fez em "Trovão Tropical", de 2008, ou em 2006, em "Colateral"). E, se Cameron Diaz não faz muito além de correr e gritar, sua química com Cruise é bastante para gerar momentos engraçados.

Assim, acho que teria me divertido bem menos com esse filme se o tivesse visto antes de "
O Turista". Mas como não, só me resta dizer que Cruise + Diaz foi uma junção bem mais divertida (apesar dos péssimos efeitos visuais) que Depp + Jolie.


por Melissa Lipinski

 


Nenhum comentário: