quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Reino Animal

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.


Reino Animal (Animal Kingdom, 2010)

Estreia Oficial: 3 de junho de 2010
Estreia no Brasil: sem data prevista
IMDb



"Reino Animal" é um drama realisticamente violento, que não apela para os recursos de efeitos visuais que teria se fosse realizado por Hollywood. Ainda bem. Pois esta produção australiana ganha muito focando nas suas atuações.

E elas estão excelentes! Principalmente Jacki Weaver como a matriarca de uma família de contraventores. Como uma leoa (em alusão ao título), Janine Cody mantém seus filhotes sempre em sua volta, controlando todos os seus passos e, mesmo que não dê as ordens diretamente, é em torno dela que todas as a ções giram. Ben Mendelsohn, como o filho mais velho, Andrew 'Pope', está assustador e consegue ser realmente cruel. Ou outros irmãos Barry (Joel Edgerton), Craig (Sullivan Stapleton) e Darren (Luke Ford) também estão bem. E Guy Pearce faz uma ótima participação como Leckie, um policial correto e que ainda acredita na lei. Mas quem leva o filme é o seu protagonista, James Frecheville, como Joshua 'J' Cody, que é jogado no seio dessa família de criminosos depois que sua mãe morre de overdose, e é, já de cara, mergulhado nos negócios da avó e dos tios. 'J' está sempre com sua cara impassível, carente de emoções, parecendo que não liga para nada, e, ao mesmo tempo em que tenta encontrar um lugar na sua família, parece tentar se livrar daquela vida que não lhe pertence.

A direção de David Michôd peca um pouco por perder o ritmo, mas é claramente uma opção do diretor, já que ele se mantém sempre do lado de fora daquela história, como se fosse um observador de toda aquela situação. Mas é o roteiro, também de Michôd, o maior trunfo da produção, com seus personagens bem construídos e seus diálogos realistas.

Eu diria que, aqueles acostumados com o mundo glamouroso dos contraventores pintado por Hollywood irão se decepcionar com a história. Mas para quem curte um filme bem escrito, bem estruturado e que conta com um ótimo elenco e um final surpreendente, pode assistir sem medo.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski
 
-----------------------------



Bem, o filme começa interessante, retratando uma família de criminosos bem desajustada. Até ai beleza, mas acho que fui me perdendo durante o filme. Já não conseguia entender as motivações de quase nada. Acho que o roteiro não me proporcionou informações suficientes para entender a história.

Gostei da montagem e da atuação do Pope (Ben Mendelsohn) e da matriarca Janine (Jacki Weaver). Na minha opinião são as únicas que valeram a pena. Mesmo a participação do Guy Pearce ficou mediana.

Fico por aqui.


por Oscar R. Júnior

 


Nenhum comentário: