terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.


Mundo Imaginário do Doutor Parnassus, O (The Imaginarium of Doctor Parnassus, 2009)

Estreia Oficial: 22 de maio de 2009
Estreia no Brasil: 14 de maio de 2010
IMDb



Terry Gilliam sempre me surpreendeu, tá certo que algumas vezes de forma ruim (como em "Os Irmãos Grimm"). Mas, na maioria dos casos, de uma forma muito boa (caso de "As Aventuras do Barão de Munchausen", "Brazil - O Filme", "O Pescador de Ilusões", "Os 12 Macacos", além dos dois filmes que dirigiu enquanto ainda era um dos Monty Python: "Em Busca do Cálice Sagrado" e "O Sentido da Vida"). Confesso que ainda não vi "Medo e Delírio em Las Vegas"- my mistake!

E aqui, novamente o diretor volta a me surpreender positivamente. Este "O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus" é um típico exemplar da filmografia de Terry Gilliam, repleto de imagens incríveis e uma história baseada na imaginação surreal.

As atuações são irrepreensíveis: de Christopher Plummer como o Dr. Parnassus e Tom Waits como Nick (o diabo), a Heath Ledger como Tony, passando é claro pelas suas versões imaginárias, interpretadas por Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell... todos maravilhosos.

O filme tem um bom ritmo, e o roteiro é interessante... mas é a direção de arte que se destaca. Todos os detalhes foram minimamente pensados e todos estão no lugar certo. A Londres real onde se passa a história, retratada com tons de cinza, mostrada sempre suja, úmida e escura, contrasta com o mundo imaginário multi-colorido, com ambiente e figurinos brilhantes e bastante criativos.

Claro que muitos lembrarão deste filme como o último protagonizado por Heath Ledger (aliás a solução encontrada para substitui-lo nas cenas imaginárias saiu-se bem melhor que a encomenda... pois ficou bem mais interessante do que se o próprio ator tivesse realizado tais sequências). Mas esse título não é justo, pois "O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus" é muito, mas muito mais do que isso. É um filme inteligente e complexo, tenso e divertido... enfim, não poderia ter sido concebido por outra pessoa... é realmente 'o mundo imaginário de Terry Gilliam'.

Fica a dica!


por Melissa Lipinski
------------------------


Descobri que adoro os filmes do Terry Gillian. Desde obviamente os do Monty Pynton e passando pelos atuais.

O que gosto mesmo nos filmes dele é que mesmo sendo bem pirado, o filme segue uma história. Com uma super direção de arte, um excelente elenco e um roteiro maravilhoso.

Só tenho elogios. Mesmo sabendo que a troca de atores para o personagem principal se deve a morte do Heath Ledger, essa troca com Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell funciona muito bem. Além de contar no elenco com o Chistopher Plummer.

Fico por aqui. Não quero estragar nenhuma das boas surpresas do filme.

Recomendo….


por Oscar R. Júnior


Nenhum comentário: