sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Il Divo

ATENÇÃO: O texto pode conter citações sobre o desenrolar do filme. Caso não tenha visto o filme ainda, tenha cuidado ou o leia após assisti-lo.

Il Divo (Il Divo, 2008)

Estreia Oficial: 28 de maio de 2008
Estreia no Brasil: só em festivais por enquanto


Aqui a história contada é sobre a carreira política de Giulio Andreotti, um dos políticos italianos mais conhecidos mundo afora, e que foi sete vezes primeiro-ministro daquele país.

O roteiro é um misto de admiração e horror pelos feitos de Andreotti. Suas articulações políticas, sua ligação com o clero, com grandes empresários, e inclusive com a máfia, e as consequências de suas ações e palavras (como alguns assassinatos) são aqui demonstrados de forma clara e crítica.

Porém não tão clara assim é a aparição de tantos personagens na tela... é muito confuso. É um entra e sai de gente desconhecida, que não se consegue identificar muito bem quem é quem nessa dança de poder e corrupção que o filme aborda.

Junto a isso, uma trilha sonora inusitada - não diria ruim, mas diferente - dá um tom moderno à essa biografia. Não conheço muito bem a história de Andreotti, mas há aqui, visivelmente, muitas licenças poéticas, o que acaba tornando o personagem e sua história muito mais cinematográfica.

A maquiagem (indicada ao Oscar) é muito boa, e transforma o ator Toni Servillo (que também atua em "Gomorra", outro bom filme italiano) em Andreotti, que é quase uma caricatura viva, com sua cara enrugada e suas orelhas de abano. E pesquisando na internet, é incrível a semelhança que conseguiram.

Enfim, vale a pena conferir. Se você entender um pouco mais sobre a história recente da Itália, então, vai gostar ainda mais!


por Melissa Lipinski


Nenhum comentário: